O site ZDNet afirma que recebeu das mãos de parceiros da Adobe um comunicado emitido pela empresa na terça-feira com o anúncio de que vai “parar os desenvolvimentos do Flash Player para navegadores mobile”. A nota informa sobre os planos da Adobe para o futuro, e afirma que a companhia vai “aumentar os investimentos em HTML5”.

“Nosso trabalho daqui para frente com o Flash para dispositivos móveis será focado em possibilitar aos desenvolvedores que usem o Adobe AIR para criar apps nativos para as principais lojas de aplicativos”, diz o texto encaminhado ao site. “Alguns dos licenciados para alterar nosso código fonte podem optar por continuar trabalhando e lançando suas próprias implementações”, afirma o e-mail.

O comunicado ainda informa que a Adobe continuará a dar suporte aos players já presentes nos tablets PlayBook, da Research in Motion, e nos aparelhos Android. O apoio seria para consertar “bugs críticos” e atualizar configurações de segurança.

Segundo o ZDNet, no texto enviado aos parceiros a Adobe comunica que focará também em aplicativos para dispositivos móveis e em “conteúdos no desktop (dentro e fora do browser)”. A expectativa do site é de que o anúncio público e oficial da descontinuação dos desenvolvimentos no player para aparelhos mobile apareça no site oficial da empresa ainda nesta quarta-feira.

A Adobe também anunciou na terça feira que vai demitir 750 funcionários em função de uma reestruturação interna. A informação sobre quais áreas serão afetadas não foi divulgada.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5462038-EI15607,00.html