Você imagina a vida sem tecnologia? Voltar aos tempos bucólicos pode ser uma boa ideia para quem precisa de férias ou um breve descanso, mas não há como viver nos centros urbanos sem acesso à internet, sem telecomunicações, sem computadores e sem sistemas informatizados.

Em um futuro próximo, teremos novidades que mudarão os conceitos de muita gente, principalmente no aspecto de interação com o dia-a-dia. O Mashable reuniu alguns produtos futuristas já em desenvolvimento. Conheça 5 tecnologias que estão batendo à nossa porta!

1. Carros invisíveis e sustentáveis

A Mercedes-Benz está utilizando a frase “Carros invisíveis” para promover os novos automóveis que utilizam hidrogênio como combustível. Os novos veículos vêm com uma tecnologia que respeita o meio-ambiente, reduzindo a zero as emissões de gases tóxicos, tornando-as “invisíveis” no ar.

Os carros já foram completamente desenvolvidos, mas ainda precisam de alguns anos para serem lançados no mercado.

2. Elevador Espacial

Os cientistas japoneses já iniciaram seus estudos para desenvolver uma obra de arte tecnológica: o Elevador Espacial, ou Space Elevator. O dispositivo é capaz de levar pessoas a mais de 35.000 km de altitude para ver a Terra lá de cima, do espaço sideral.

O elevador tem capacidade para 30 passageiros e sobe a uma velocidade de 201 Km/h. A jornada com o Space Elevator pode durar até 8 dias, até chegar em sua estação espacial, na Órbita Geoestacionária.

3. Carros que se locomovem sem motorista

Os engenheiros do Google já inventaram e patentearam a tecnologia dos carros que andam pelas cidades sem auxílio de um motorista. Os testes dos carros independentes que ocorreram em Nevada foram um sucesso!

A nova tecnologia do Google poderá ser incorporada em qualquer carro. O Google espera ajudar, no futuro, a fazer com que o trânsito e a vida das pessoas sejam mais tranquilos, reduzindo as chances de acidentes.

4. Assistentes robóticos

O campo da robótica tem crescido muito nos últimos anos. Nossos amigos eletrônicos estão cada vez mais inteligentes, conseguindo limpar a casa e até ajudar em procedimentos cirúrgicos.

A previsão para a próxima década é que toda casa tenha seu próprio robô para auxiliar nos trabalhos domésticos (qualquer semelhança com a Rose, de Os Jetsons, é mera coincidência). Até a Foxconn, indústria de eletrônicos chinesa, pretende substituir trabalhadores por robôs nos próximos anos. Por um lado, poupará as condições estressantes dos funcionários nas fábricas. Mas, por outro, teremos máquinas nos substituindo e tomando nossas vagas de emprego. Será?

5. Computadores capazes de ler pensamentos

A IBM espera criar um computador controlado pela mente humana nos próximos 10 anos. O usuário precisa apenas de um headset especializado, que interprete os sinais do cérebro e os envie a um computador sincronizado. Segundo a empresa, os computadores controlados pela mente estarão disponíveis em até 3 anos.

IBM Mind Reading PC

Bônus: WiTricity

A palavra WiTricity, marca registrada da WiTricity Corporation, vem dos termos Wireless Electricity, ou seja, eletricidade sem fio. Os objetos sem fio têm se tornado bastante populares, uma vez que reduzem o emaranhado de fios, os custos com cobre e outros materiais e ainda ganharam uma grande facilidade de manuseio.

Os pesquisadores do MIT realizaram um experimento para transferir energia sem fio a uma lâmpada de 60 watts, utilizando duas bobinas de cobre separadas por uma distância de 2 metros. Resultado: sucesso! Para você ter uma ideia sobre o funcionamento da eletricidade sem fio, assista ao vídeo abaixo:

Agora só nos resta esperar pela caneta mágica do Dr. Who, pelo teletransportador da nave Enterprise, de Star Trek, e, é claro, pelo skate voador de Marty McFly.